HomepageEstratigrafia QuímicaGrupos de PesquisaArtigosNotícias de estratigrafia químicaEntre em contato conosco
Site científico de Estratigrafia Química

quimica.html
Mineração
Geologia do Petroleo
Sedimentologia
Paleoceanografia


Mineração

Alguns autores utilizam o termo chemostratigraphy (que equivale a Estratigrafia Química em português) para os estudos geoquímicos aplicados em rochas ígneas e metamórficas, com objetivos similares aos estudos das rochas sedimentares, mas por vezes, com objetivos ligados a compreensão da arquitetura dos depósitos minerais e origem destes. Entretanto, no Brasil, esses estudos são objetos da geoquímica clássica de rochas ou litogeoquímica. Por este motivo, vamos considerar que o estudo quimioestratigráfico fica caracterizado quando os dados geoquímicos forem obtidos a partir de rochas sedimentares e fósseis, para solucionar problemas ligados a geologia sedimentar.

Nesse sentido, o estudo da quimioestratigrafia tem evoluído com a aplicação dos isótopos de carbono e oxigênio extraídos de carbonatos com a finalidade de determinar a origem de fluidos mineralizantes formadores de zonas mineralizadas.


Artigos relacionados

- Chemostratigraphy at the Brunswick No. 6 Volcanic - Sediment - Hosted Massive Sulfide Deposit, New Brunswick: Resolving Geometry from Drill Core in Deformed Felsic Volcanic Rocks.
>> Download

- Volcanogenic Massive Sulphide Deposits.
>> Download