K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



Campeonato revela alunos da UFPE

Andréa Cortez
Folha de Pernambuco - PE, 23 de junho de 2004 - Informática

Por muito pouco, quatro estudantes da Universidade Federal de Pernambuco não serão os representantes do Brasil na final mundial do Imagine Cup - um campeonato de desenvolvimento de software organizado pela Microsoft Corporation. O grupo Psyco.Net conquistou a segunda colocação na etapa nacional do concurso. A grande campeã foi a equipe WDC, do Instituto Militar de Engenharia (IME), Rio de Janeiro, e irá representar o País na grande final que acontecerá em Foz de Iguaçu (PR) e São Paulo, entre os dias 3 e 6 de julho. A terceira colocação foi conquistada pelo time paulista ThunderTechs, da Unesp. Todas as três soluções vencedoras tiveram como foco a área da segurança pública.

O grupo pernambucano concorreu com a solução "Guarda Virtual". Um sistema, cujo principal enfoque é otimizar o trabalho dos guardas de trânsito, automatizando e integrando as diversas atividades do cotidiano desse profissional, principalmente, no que se refere à aplicação de multas. "O nosso objetivo quando resolvermos desenvolver a solução era eliminar a burocracia atual", destaca um dos integrantes da equipe, Daniel Arraes, que teve como companheiros Marcelo Simões, Sérgio Clemente Filho e Eduardo Apolinaro. Todos são alunos do 5º período de Ciência da Computação da UFPE, com idade entre 19 e 21 anos.

O sistema também permite a postagem e aquisição de informações do trânsito em tempo real, informa a existência de acidentes e colisões e, no caso de vítimas, envia um alerta ao Corpo de Bombeiros, além de permitir o acesso mais fácil a endereços - ao apontar a melhor rota a ser seguida - e que o policial envolvido na operação cheque a "ficha criminal" dos suspeitos por meio do CPF, tudo pela Internet a partir de dispositivos móveis, como celulares e computadores de mão.

"Todo o capital intelectual desses projetos são de exclusiva propriedade de seus integrantes, não iremos absorvê-los, apenas divulgá-los", destaca o presidente da Microsoft Brasil, Emílio Umeoka.

Esta segunda edição do Imagine Cup contou com a participação inicial de cerca de 90 países. O Brasil marcou presença pela primeira vez com mais de 750 times de todo o País. Para participar, os interessados tiveram que apresentar trabalhos de aplicação Web baseados em plataforma .NET.

Clique aqui para ler a matéria original.