K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



Visualização de Mapas pela Intranet

Visualização de Mapas pela Intranet

Desenvolvido por solicitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o sistema teve como objetivo a visualização de mapas na Intranet, apresentando uma solução que dispensasse banda larga de comunicação e evitasse sobrecarga na rede da Prefeitura.Foi utilizada tecnologia inédita no Brasil na época, com um processo de compressão de imagens que reduz o tamanho dos arquivos de cerca de 600 Mb para somente 25 Kb, e a tecnologia de compressão JPEG, gerando mapas com 5Kb.

Benefícios

Disseminação da cultura de geoprocessamento entre os servidores municipais através da divulgação na Intranet dos mapas produzidos pelo Sistema Municipal de Geoprocessamento. Como toda nova tecnologia, a utilização do geoprocessamento como instrumento de trabalho diário exige mudança cultural nos usuários. Uma das estratégias para tornar o geoprocessamento uma tecnologia de uso comum, foi a divulgação em massa do potencial do geoprocessamento, viabilizada através do módulo de visualização de mapas na intranet.

Diferencial

A solução adotada no desenvolvimento do módulo de visualização da mapas na intranet permitiu o acesso aos mapas, com desempenho satisfatório, sem congestionamento na rede, apesar da quantidade de informações transmitidas - quase hum milhão de polilinhas e 16Gb de imagens.

Resultados obtidos

A divulgação da cultura de geoprocessamento entre os potenciais usuários da administração municipal, através da visualização na intranet dos mapas cartográficos da cidade nas escalas 1:10.000 e 1:2.000 e da ortofocarta colorida digital, forneceu uma ferramenta poderosa para as equipes da Prefeitura, com melhoria substancial nos resultados dos processos de planejamento e controle.