K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



PCH

PCH

O projeto visa orientar a tomada de decisões no âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da iniciativa privada sobre a viabilidade econômica e ambiental dos investimentos para a geração de energia elétrica, através da identificação do potencial de implantação e utilização de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Estado do Rio de Janeiro e a construção de um banco de dados associado a um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com informações gerais sobre as PCHs.

Benefícios

A geração de energia elétrica, por intermédio de PCH, no Estado do Rio de Janeiro já é representativa na Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro. Existe um potencial de crescimento desta participação com a reativação das desativadas, construção de novas, modernização de outras.

Além dos benefícios decorrentes da geração de energia, existe o potencial de aproveitamento turístico e de recreação do lago (reservatório).

O termo de referência geral resultado deste trabalho orienta a avaliação de impacto ambiental e inclui propostas de programas ambientais e a legislação ambiental pertinente.

Diferencial

Identificação detalhada das PCHs, através de fotografias digitais, elaboração de croquis, coleta das respectivas posições geográficas GPS, localização (bacia hidrográfica, município, localidade, rio), situação (proprietário, entrada em funcionamento, licenciamento), tecnologia, histórico e caracterização do entorno da PCH (condições urbanas e ambientais).

Neste trabalho foi realizada a identificação de diversos empreendimentos que não estavam registrados em nenhum levantamento prévio.

Resultados obtidos

Como produtos finais do projeto foram produzidos a publicação impressa, sintetizando as informações mais relevantes, um Sistema de Informações Geográficas gerenciando o Atlas Digital, permitindo a visualização de mapas e dados técnicos e cadastrais, consulta às fotografias digitais, a croquis e a textos com a caracterização do entorno urbano e ambiental e elaborado o termo de referência geral para Avaliação do Impacto Ambiental.