K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



MXF


MXF

MxF é uma ferramenta para coleta de informações de poços de bacias sedimentares, integração com base de dados e, principalmente, geração de mapas de litofácies. Essa ferramenta realiza a importação de poços, camadas, perfis, dados geoquímicos e, a partir de um diagrama de litofácies, encontra a classificação de litologias para todas as camadas de todos os poços do projeto. Detalhes dos recursos da ferramenta estão expostos no site MxF

Benefícios

A MxF colabora na análise de bacias sedimentares e na classificação de litofácies de uma bacia. O diagrama de litofácies utilizado na classificação pode ser configurado pelo usuário e assim atender as particularidades de cada região. Além disso, os dados de poços importados podem ser facilmente integrados com uma base corporativa.


Diferencial

Essa ferramenta oferece integração com outros softwares, assim como Petrel e Petromod, através de alguns formatos de dados. Por exemplo, a MxF realiza a leitura de perfis de poços em formato LAS e leitura de mapas estruturais de camadas em formato ZMAP, oferecendo integração com os sistemas Petrel e Petromod respectivamente. Além disso, a MxF faz a importação de poços a partir de arquivos AGPs, formato disponibilizado pela Agência Nacional de Petróleo.

Os mapas de litofácies gerados pela ferramenta podem ser exportados no formato ZMAP e, dessa maneira, incorporados em projetos do Petromod.


Resultados obtidos

O software desenvolvido é utilizado em projetos da HRT Petroleum e da Vale, no auxílio de análises de bacias sedimentares em diversas regiões.