K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



Criação da Marca do Software ParacambiGeo

Criação da Marca do Software ParacambiGeo

Este projeto teve como objetivo a criação da identidade visual do sistema de ParacambiGEO. O Projeto ParacambiGEO teve como objetivo a implantação de um sistema de apoio ao planejamento e organização urbana, baseado em um sistema de informação geográfica para o Município de Paracambi.

Foi desenvolvida uma marca de traços simples, básicos, tanto em sua assinatura tipográfica, quanto em seu símbolo, fazendo com que ela atingisse todos os perfis de seu público-alvo, sem tender para características específicas de um único perfil. A marca ainda é composta por traços geométricos elementares o que permite uma excelente redução e maior versatilidade em relação à aplicações e adaptações.

O ParacambiGeo é um projeto destinado a uma mídia CRT (Cathode Ray Tubes - Tubos de raios catódicos), ou seja, será veiculado através de uma tela de terminais de vídeo, que irradiam luz. Por isso, a tipografia para telas é uma área específica, com seus problemas próprios. A leitura em telas é mais lenta que a sobre papel, assim os requisitos de tamanho e do desenho das letras são peculiares: A fonte definida para o logotipo, para a assinatura tipográfica da marca é a Univers, uma fonte sem-serifa, sem elementos decorativos, bastão, retas, sem muitas variações de hastes. Considerando que o nome do sistema é a junção de duas palavras Paracambi/Geo, optamos por fazer a diferenciação através do peso, para que quando a marca fosse aplicada em versão monocromática ela não perdesse suas características. O nome Paracambi, sendo o município foco do sistema, tem maior peso.

Por se tratar de um sistema georreferenciado, destinado exclusivamente ao Paracambi, utilizamos a figura do mapa para criar a referência ao município. Paracambi, colocado em destaque, é apresentado ao lado de seus municípios vizinhos em forma de camada, como se fossem tirados do mapa. Foi utilizada a idéia de camada por ser um dos elementos inerentes ao ambiente de geoprocessamento, favorecendo a noção do que vem a ser o sistema. O formato retangular com cantos arredondados foi adotado por transmitir conceitos como simplicidade e suavidade.