K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



Criação e Usabilidade do Site da Icatu-Hartford

Criação e Usabilidade do Site da Icatu-Hartford

Este projeto teve como objetivo a criação do Portal Corporativo da Icatu-Hartford - tanto as áreas Institucionais como a área exclusiva do cliente (denominado "Cliente Online") - para comercialização de novos produtos, exclusivamente pela internet, sendo o PGBL.net o primeiro a ser oferecido.Além da venda do produto PGBL.net, o Portal oferece serviços de administração para o cliente, informações institucionais e sobre os demais produtos para potenciais clientes da Icatu-Hartford Seguros.

A primeira fase do projeto iniciou-se com o estudo de sites análogos. Neste estudo, foram identificadas as principais características, positivas e negativas, dos sites dos concorrentes do Grupo Icatu-Hartford no mercado. Os objetos de estudo desta análise foram a arquitetura de informação, a ergonomia da programação visual e, por fim, a estética dos sites.

Ao final da fase de estudos, começou-se a etapa de construção da arquitetura da informação do Site Icatu-Hartford. Em um primeiro momento, foi representada graficamente a 1ª árvore semântica baseada no modelo apresentado pelo Icatu-Hartford contido nas especificações do projeto. Após uma análise destas especificações, foi desenvolvido um segundo modelo de organização das informações, baseado nos resultados das pesquisas realizadas nos sites análogos. Em uma terceira etapa utilizou-se a técnica de avaliação de usabilidade Card Sorting para definir a nova árvore semântica do site do Icatu-Hartford.

O modelo final da arquitetura da informação do Site Icatu-Hartford foi obtido através do cruzamento das informações fornecidas pelo Icatu-Hartford, da pesquisa realizada sobre os sites análogos e finalmente, do resultado dos testes de usabilidade.

A principal mudança com relação à primeira organização proposta pelo Icatu-Hartford, foi a adoção de uma linha de pensamento orientada às ações dos usuários. Uma vez que o foco do site é a prestação de serviços, o processo de interação do cliente começa sempre pela escolha do serviço a ser realizado.

Buscou-se usar uma nomenclatura simples e intuitiva a fim de facilitar o acesso rápido à informação desejada.

Após a fase da arquitetura de informação do site, veio então o design do site e em seguida a inserção do conteúdo no software NetPublisher.