K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



AgroGeo

AgroGeo

O projeto GeoAgro é uma iniciativa da K2 Sistemas em conjunto com a FAPERJ, através do programa Rio Inovação II, para levar ao pequeno produtor rural do estado do Rio de Janeiro os benefícios da geoinformação.

Benefícios

O primeiro módulo do sistema GeoAgro é um sistema de informações geográficas que permite ao usuário, através de consultas a mapas e fotos de satélites, visualizar e relacionar as diversas variáveis que afetam sua produção agrícola, tais como:

- Limites de propriedades;
- Características do solo;
- Recursos hídricos;
- Dados históricos de produção;
- Condições históricas e previstas de condições climáticas;
- Condições históricas e previstas de mercado;
- Capacidade logística.

O segundo módulo do sistema GeoAgro consiste em um sistema para planejamento e controle da produção agrícola no estado do Rio de Janeiro. Desenvolvido de acordo com acessória técnica da EMATER-RJ informatiza todos os processos necessários para planejamento das atividades de fomento à produção agrícola, bem como do controle de sua execução. Todos os dados de interesse para gestão do processo produtivo coletados são armazenados em um banco de dados geográfico que pode ser utilizado pelo módulo de geoprocessamento para desenvolvimento de análises complexas sobre o cenário agrícola por região. Este sistema será implantado inicialmente em todos os escritórios locais da EMATER-RJ e depois comercializado para outras as unidades da federação.

Diferencial

O principal diferencial do sistema GeoAgro consiste em uma visão dual que permite seu uso em escala local pelo pequeno produtor, para que este analise sua propriedade e produção de maneira individual, ou em escala global pelas empresas de assistência técnica e extensão rural dos estados analisando-as de maneira integrada.