K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.

K2 Sistemas - Empresa de Consultoria em Tecnologia de Informação, Rio de Janeiro - Brasil.



Consultoria em Usabilidade

"Atualmente empresas estão perdendo quantidades inacreditáveis de dinheiro on-line - gastam milhões de dólares atraindo clientes a seus websites, mas, uma vez lá, os visitantes os consideram extremamente difíceis de usar."

Consultoria em Usabilidade é um serviço que visa oferecer à empresa que desenvolve software, sites ou portais, ou contrata o desenvolvimento desses serviços, que seus sistemas ou sites possuam um grau de usabilidade adequado à audiência. Com isso garantido a satisfação de seus clientes em seus respectivos produtos.

Usabilidade é uma metodologia científica aplicada na criação e remodelação de interfaces de sites, intranets, aplicativos, jogos e produtos de modo a torná-las fáceis de aprender e de usar. Ela pode ser entendida como sendo a facilidade com que usuários podem alcançar metas específicas com eficiência, eficácia e satisfação, em um certo contexto de uso de um software.

Eficácia: O usuário conseguiu completar a tarefa que se propôs? Ele conseguiu achar o produto ou informação que precisava? A capacidade do sistema de suportar e direcionar o usuário a completar sua ação interativa, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

Eficiência: Quanto tempo o usuário levou para localizar uma dada informação? Quanto tempo ele levou para preencher o formulário? Usuários podem abandonar um projeto caso o tempo percebido para localizar uma informação esteja acima do esperado.

Satisfação: A satisfação do usuário também está diretamente relacionada a sua capacidade de prover uma experiência interativa relevante. Como conseqüência, a credibilidade do projeto é reforçada.

Aplicar a usabilidade em qualquer projeto de interface deve ser vista como uma prioridade estratégica contínua. O fator usuário deve ser incorporado desde o início do projeto - como um elemento positivo e não como um empecilho. Ele não é somente uma parte do processo: ele é o principal responsável pela realização do processo.

Segue abaixo algumas estatísticas e citações interessantes que ilustram a importância da usabilidade em projetos de interface:

- "Para cada $1 investido em testes de usabilidade em software, o retorno está entre $10 e $100." IBM;

- "80% de todo o custo de desenvolvimento de um software ocorre depois que o produto foi lançado. Deste total, 80% são por causa de exigências inesperadas dos usuários - somente 20% são relacionados a erros e problemas de confiabilidade." Cost-Justifying Usability, Marie Karat, Academic Press, NY, 1994;

- "Em um mundo de comércio dinâmico, a facilidade de utilização será o diferenciador que direcionará uma parte do mercado e a percepção da marca." Forrester Research Group;

- "Solicitados a listarem as cinco mais importantes razões para se comprar na internet, 83% dos usuários mencionaram a facilidade de executar uma compra como a mais relevante". Jakob Nielsen, 1999;

- "Um estudo estimou que melhorar a qualidade da experiência do consumidor pode aumentar o número de usuários em 40% e o ticket médio em 10%". Creative Good, 2000;

- "Mais de 83% de usuários de internet abandonam um site se eles sentirem que serão necessários muitos cliques para achar o que procuram". Arthur Andersen , 2001;

- "O custo de uma revisão completa de um website é, aproximadamente, 30 vezes maior do que o custo de testes de usabilidade se incorporados logo no início." Forrester Research Group - Why Most Web websites Fail;

- "45% dos usuários abandonam websites devido à navegação pobre, tempos longos do download ou conteúdo confuso." Boston Consulting Group;

- "Aumento na taxa de sucesso, menor taxa de abandono: "O site Staples.com estabeleceu que tornar o seu site mais usável seria a chave para aumentar o seu market share. Realizaram tanto avaliações heurísticas quanto testes de usabilidade. Resultados: 67% a mais de usuários fidelizados, 31 a 41% menos abandonos, 80% de aumento de tráfego no site e aumento nas vendas"; Human Factors International, 2001

- "Empresas que não adotam práticas de engenharia da usabilidade desperdiçam aproximadamente U$1.5m a U$2.1m cada ano em redesigns de websites, sem saber se a experiência dos clientes melhorou." Forrester Research Group - Why Most Web websites Fail.

De acordo com The Dotcom Survival Guide (2000), as empresas de comércio eletrônico deixaram de faturar 19 bilhões de dólares em 2000 por não promoverem uma boa experiência entre website e consumidor.

Se sua empresa acha que os resultados atuais não estão dentro da expectativa, entre em contato conosco e solicite um orçamento para uma Consultoria em Usabilidade.